Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Entenda como funciona a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O que é?

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ou PMGIRS, nada mais é do que um documento contendo demandas e diretrizes determinadas por Lei a respeito da gestão destes resíduos. Ele é organizado de maneira a englobar todos os resíduos que são sólidos e gerados por um município, mostrando a sua geração, situação atual, e qual seria a melhor forma de lidar com cada tipo.

plano-de-gerenciamento-de-residuos-solidos
Quando deve-se realizar esse projeto?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), todos os municípios brasileiros são obrigados a desenvolver o seu próprio Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Esse plano deve ser elaborado com a participação da sociedade civil e ser aprovado pelo poder legislativo local. Os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) devem passar por revisões periódicas, o artigo 19 da lei menciona que os planos devem ser revisados de forma periódica, considerando o seu período de vigência e a necessidade de adequação às mudanças nas condições locais e nas políticas relacionadas aos resíduos sólidos.

Qual a importância?

Tem como necessidade estabelecer um  sistema adequado de gestão de resíduos sólidos como fator indispensável para a garantia de uma Política Pública de Gestão Ambiental pautada na responsabilidade ambiental, contribuir de maneira assertiva para a diminuição dos gastos com a limpeza urbana e trabalhar a consciência ambiental da população como a maneira de descarte adequado.

Quais etapas contém?

As etapas tendem a seguir o seguinte padrão, porém são analisadas as questões que o cliente precisa: 

  • Introdução; 
  • Objetivo; 
  • Caracterização do Município;
  • Diagnóstico da Gestão Atual de Resíduos;  
  • Análise Financeira das Gestões de Resíduos;
  • Planejamento dos Resíduos; 
  • Monitoramento das Ações Propostas; 
  • Sistema de Logística Reversa.

Tempo de duração aproximado do projeto?

O tempo pode variar conforme o município em que será realizado, mas como tempo padrão são adotados 6 meses para confecção do projeto, realização da gravimetria e realização da audiência pública.

Após o projeto ser realizado, qual seu prazo de validade?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) não estabelece um prazo máximo de validade específico para os PMGIRS. No entanto, a legislação destaca a importância de revisar e atualizar periodicamente esses planos para garantir que eles continuem eficazes e adequados às condições locais e às políticas relacionadas a resíduos sólidos. Portanto, os prazos de revisão do PMGIRS podem variar de acordo com as características do município e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Geralmente, é recomendado que os planos sejam revisados a cada 4 a 5 anos, ou sempre que houver mudanças significativas na geração, coleta, tratamento e disposição final de resíduos, bem como nas políticas ambientais e regulamentações relacionadas.

Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior

Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTRATOS No Brasil, muitas pessoas prestam serviços dos mais variados tipos umas às outras,sendo uma prática bem comum no dia a dia das pessoas. Porém, muitos desses serviços ocorrem sem a construção de um documento oficial que possa garantir os desejos das duas partes, […]

Educação ambiental no meio empresarial

Educação ambiental no meio empresarial Entenda o motivo desta abordagem ser vital para atingir um núcleo de pessoas que podem gerar um ciclo de mudanças As grandes empresas produtoras possuem um grande percentual de responsabilidade na situação atual do meio ambiente, apesar de seus diversos benefícios para a humanidade no meio econômico. Dessa forma, pautas […]

O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior?

O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior? Você sabe a Importância do Setor de Jurídico e Financeiro? Um dos pilares que sustenta um empreendimento, seja ele qual for, com certeza é o das finanças. O termo finança se refere de forma direta à gestão do dinheiro, e o setor administrativo responsável […]