O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior?

Você sabe a Importância do Setor de Jurídico e Financeiro?

Um dos pilares que sustenta um empreendimento, seja ele qual for, com certeza é o das finanças. O termo finança se refere de forma direta à gestão do dinheiro, e o setor administrativo responsável por essa tarefa é o setor financeiro. Nele, são realizadas as tarefas necessárias para que o capital da empresa seja manejado de maneira ótima, pois este é um dos recursos necessários (e com certeza um dos mais importantes) para conseguir atingir os objetivos da organização. Comumente nas empresas juniores encontramos uma junção do setor financeiro com o setor jurídico, este que cuida de atividades de cunho legal, como elaboração de termos e contratos, emissão de documentos e a manutenção da legalidade da empresa júnior juntamente com os órgãos reguladores. Com isso, é possível saber de forma geral o escopo das atividades realizadas, porém, vamos aprofundar o que cada parte deste setor unificado faz? Vamos lá!

O FINANCEIRO

A parte financeira é muito mais aprofundada do que apenas “Gestão do dinheiro”, em uma empresa, é necessário entender como aplicar de forma correta e ótima os recursos monetários existentes. Desde pagamentos de fornecedores até o recebimento do valor dos projetos feitos para os clientes são usadas muitas estratégias que envolvem inúmeros processos:

  •  Planejamento estratégico: É necessário entender qual o objetivo que a empresa visa alcançar. O planejamento estratégico financeiro ajuda a prever os investimentos/gastos necessários para conseguir atingir esse fim. 
  •  Contas a pagar/ contas a receber: Mesmo empresas que oferecem serviços utilizam: fornecedores, contadores, softwares de gestão, gastos envolvidos em visitas técnicas, pagamento de impostos, compra de material, entre outros. Todos esses gastos, de forma ótima, devem ser previstos no planejamento estratégico, evitando surpresas no caixa. Além disso, é necessário manter controle dos pagamentos a serem recebidos pelos clientes, tendo sempre atenção em prazos e valores. 
  • Gestão do Fluxo de caixa: Manter um controle de tudo que é gasto e tudo o que é ganho na empresa é indispensável. A gestão do fluxo de caixa da empresa pode, juntamente com alguns KPIs (indicadores-chave de performance), estabelecer se a empresa mais gastou do que recebeu; qual o valor mínimo de caixa para se ter sem que a empresa precise contrair um endividamento; O valor que cada time/produto trouxe para a empresa, e onde a empresa mais gastou dinheiro, entre muitas outras coisas. 

Vale ressaltar que uma coisa está atrelada a outra. Sem um planejamento estratégico, não é possível prever ou criar uma agenda de gastos da empresa, o que afeta diretamente na parte de contas a pagar, gerando dificuldade para receber pagamentos e finalmente prejudicando a etapa de gestão do fluxo de caixa. Sendo assim, é necessário que o empreendimento faça uma condução do seu dinheiro favorável à sua situação e também aos seus objetivos.

suporte-financeiro
O JURÍDICO

Toda organização, seja ela produtora, comercializadora ou prestadora de serviços, precisa cumprir requisitos mínimos para estar de acordo com a lei vigente no Brasil e em seu Estado, além disso, são necessários instrumentos legais para formalização dos processos e atividades da organização. O setor jurídico da empresa júnior trabalha com as seguintes atividades:

  •   Elaboração de contratos de serviço: O contrato de prestação de serviços é um instrumento de formalização entre contratada (empresa) e contratante (cliente) sobre os serviços que serão realizados. Nele, são colocadas informações que garantem, mediante assinatura de ambas as partes e de testemunhas, a realização do que foi acordado. É um instrumento que serve tanto de proteção para o cliente como para a empresa, pois garante que os termos ali descritos serão respeitados e seguidos conforme combinado.
  •  Elaboração de documentos em geral: Transferência de gestão, atas de posse, termos de voluntariado, documentos necessários para registros, entre outros. Estes são alguns exemplos de documentos que são necessários para o bom funcionamento da empresa, com eles, pode-se garantir uma continuidade da organização e também uma formalização dos processos e associações dos membros que fazem parte de uma gestão. 
  • Selo EJ: A regularização da empresa júnior quanto à Brasil Júnior se dá pelo Selo EJ. Anualmente, são enviados diversos documentos de cunho administrativo, financeiro e jurídico para garantir que a empresa esteja de acordo com a legislação vigente e os termos do Movimento Empresa Júnior. 

Estas, entre outras, são algumas atividades realizadas pela parte Jurídica do setor.

 É notável que ambas as partes se completam nas atividades do dia-a-dia. A regularização da empresa é necessária para que ela possa exercer suas atividades, a emissão contínua de documentos gera custos, que são revertidos em receita após a elaboração de contratos de prestação de serviços. Sendo assim, manter a harmonia e o controle entre ambas as divisões do setor é essencial para garantir um bom funcionamento da associação, garantindo assim sucesso e prosperidade.

Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior

Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTRATOS No Brasil, muitas pessoas prestam serviços dos mais variados tipos umas às outras,sendo uma prática bem comum no dia a dia das pessoas. Porém, muitos desses serviços ocorrem sem a construção de um documento oficial que possa garantir os desejos das duas partes, […]

Educação ambiental no meio empresarial

Educação ambiental no meio empresarial Entenda o motivo desta abordagem ser vital para atingir um núcleo de pessoas que podem gerar um ciclo de mudanças As grandes empresas produtoras possuem um grande percentual de responsabilidade na situação atual do meio ambiente, apesar de seus diversos benefícios para a humanidade no meio econômico. Dessa forma, pautas […]

O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior?

O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior? Você sabe a Importância do Setor de Jurídico e Financeiro? Um dos pilares que sustenta um empreendimento, seja ele qual for, com certeza é o das finanças. O termo finança se refere de forma direta à gestão do dinheiro, e o setor administrativo responsável […]