Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior

PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTRATOS

No Brasil, muitas pessoas prestam serviços dos mais variados tipos umas às outras,
sendo uma prática bem comum no dia a dia das pessoas. Porém, muitos desses serviços ocorrem sem a construção de um documento oficial que possa garantir os desejos das duas partes, ou seja, sem um contrato de prestação de serviços. Isso se dá principalmente pelo fato de acharem uma burocracia desnecessária, e diante disso poderem encontrar problemas futuros.
A legislação não obriga os participantes a formalizarem os serviços em documentos escritos, podendo portanto serem acertos verbais, porém, o famoso “contrato de boca” está muito mais propenso a ter futuros problemas, e mal-entendidos caso sejam feitos de maneira equivocada ou sem cuidado. Sendo assim, a construção de um documento escrito, é um caminho mais seguro e interessante para ambas as partes. Mas afinal, o que é um contrato de prestação de serviços?

O QUE É UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

O contrato de prestação de serviços é um documento formal que estabelece os termos
e condições entre um provedor de serviços e um cliente. Este contrato visa definir claramente as obrigações e responsabilidades de ambas as partes, garantindo que as expectativas sejam alinhadas e os serviços sejam prestados de acordo com os termos acordados. Para sua elaboração, é preciso que as partes sejam identificadas, e isso inclui informações como nome, endereço, CNPJ/CPF, e quaisquer outros detalhes relevantes que identifiquem claramente quem está envolvido. A seção de descrição do serviço prestado deve detalhar os serviços a serem prestados, fornecendo uma descrição clara e abrangente de todo o escopo do trabalho para que durante o processo não ocorra nenhuma inconformidade.
Assim como o contrato de prestação de serviços deve ser firmado e assinado anteriormente ao início do serviço por ambas as partes e suas respectivas testemunhas, caso ocorra algum descumprimento dos termos acordados o mesmo também deve ser rescindido por todos aqueles envolvidos. Para isso, é necessária a presença de cláusulas pré-estabelecidas que detalham os procedimentos e possíveis penalidades em caso de rescisão do contrato. A clareza em tais cláusulas é essencial para garantir que ambas as partes compreendam as consequências de possíveis quebras contratuais e a forma adequada de encerramento do acordo. Sendo assim, concluímos que esse tipo de contrato é indispensável para formalizar a troca de serviços entre o contratante e sua contratada, pois ele especifica
 
cada detalhe sobre o que será oferecido por ambas as partes, o que traz uma maior segurança jurídica durante o período de serviço.

departamento-juridico-departamento-juridico-de-uma-empresa-como-funciona
VANTAGENS DA SUA UTILIZAÇÃO

A utilização de contratos de prestação de serviços oferece benefícios claros, estabelecendo obrigações, responsabilidades e expectativas, promovendo transparência e segurança jurídica para todas as partes envolvidas, sendo eles:
○ Confidencialidade
Os contratos garantem a proteção de informações por meio de cláusulas específicas.
Essa medida previne a divulgação inadequada de dados importantes a terceiros não autorizados.
○ Formalização
A formalização por meio de contratos estipula os termos do acordo, minimizando
ambiguidades e evitando mal-entendidos típicos em interações informais. Ao registrar de maneira precisa direitos e responsabilidades, os contratos colaboram na prevenção de potenciais conflitos futuros.
○ Proteção dos interesses
Visam proteger os interesses de todas as partes em uma transação, definindo
claramente obrigações e responsabilidades. Eles oferecem recursos em caso de descumprimento, assim assegurando segurança e respeito aos direitos de ambas as partes envolvidas, promovendo a tranquilidade no acordo.
○ Definição de expectativas
Os contratos definem expectativas de cada parte, abrangendo prazos, entregas,
qualidade e pagamentos. Ao estabelecer esses aspectos de forma precisa, garantem uma compreensão mútua do acordo durante sua execução.
Os contratos têm grande importância na facilitação de transações comerciais bem-sucedidas e na mitigação dos riscos associados, ao estabelecerem expectativas claras, identificarem direitos e responsabilidades, além de estabelecerem uma base jurídica sólida.

TERMO ADITIVO E NOTA FÍSCAL ELETRÔNICA
O Termo Aditivo é um documento empregado em contratos com o intuito de
oficializar modificações ou acréscimos às cláusulas inicialmente acordadas entre as partes contratantes. Destina-se a documentar alterações, tais como prazos, valores, condições de pagamento, escopo dos serviços ou quaisquer outras cláusulas relevantes do contrato. Possui
 
uma grande importância para assegurar a transparência e a conformidade legal nas relações contratuais, uma vez que registra de maneira oficial todas as alterações pactuadas entre as partes. Em situações onde ocorrem mudanças em um contrato, é imperativo que tais modificações sejam registradas de maneira clara e formal, a fim de evitar possíveis equívocos ou controvérsias futuras, ele proporciona clareza, estabelecendo as novas condições de forma precisa e detalhada. Pode ser redigido pelas partes envolvidas no contrato ou por seus representantes legais, sendo comum que exija a assinatura de ambas as partes para que possua validade jurídica.
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento fiscal digital, que substitui as notas fiscais impressas em papel, tem objetivo de simplificar o processo de emissão, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para os órgãos fiscais. A NF-e contém informações detalhadas sobre a transação comercial, como descrição dos produtos ou serviços, valores, impostos incidentes, dados do emitente e do destinatário.
Assim, tanto o Termo Aditivo quanto a Nota Fiscal Eletrônica são documentos de relevância significativa nas transações comerciais contemporâneas, fomentando a transparência, a eficiência e a conformidade legal das operações empresariais.15:29

Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior

Importância de um Setor Jurídico para uma Empresa Júnior PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONTRATOS No Brasil, muitas pessoas prestam serviços dos mais variados tipos umas às outras,sendo uma prática bem comum no dia a dia das pessoas. Porém, muitos desses serviços ocorrem sem a construção de um documento oficial que possa garantir os desejos das duas partes, […]

Educação ambiental no meio empresarial

Educação ambiental no meio empresarial Entenda o motivo desta abordagem ser vital para atingir um núcleo de pessoas que podem gerar um ciclo de mudanças As grandes empresas produtoras possuem um grande percentual de responsabilidade na situação atual do meio ambiente, apesar de seus diversos benefícios para a humanidade no meio econômico. Dessa forma, pautas […]

O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior?

O que faz o Setor de Jurídico e Financeiro de uma Empresa Júnior? Você sabe a Importância do Setor de Jurídico e Financeiro? Um dos pilares que sustenta um empreendimento, seja ele qual for, com certeza é o das finanças. O termo finança se refere de forma direta à gestão do dinheiro, e o setor administrativo responsável […]