Novas Regras da Rotulagem Nutricional

O que vai mudar e como você pode manter seu produto atualizado?

No final de 2020, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou novas regras para a rotulagem de alimentos embalados, o que exigirá uma atualização dos rótulos de diversos produtos até Outubro de 2022, quando a nova legislação entrará em vigor. Para facilitar sua compreensão acerca dessas mudanças, informaremos, neste blog, os principais ajustes previstos para a Rotulagem Nutricional. Mas, antes, vamos entender a importância de uma rotulagem bem elaborada?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM NUTRICIONAL?

No processo de compra, certamente a qualidade do produto fideliza o consumidor, mas é a apresentação que o atrai inicialmente. Por isso, manter uma boa aparência do produto, dispor de uma embalagem caprichada e atrativa, bem como apresentar informações claras e organizadas no rótulo, tem o poder de conquistar novos públicos e expandir suas vendas. Afinal, é preciso instigar a curiosidade do consumidor primeiro, para que possa experimentar o seu produto, antes que ele se torne um cliente fiel da marca.

A Rotulagem Nutricional tem o objetivo de formar uma comunicação transparente entre produto e consumidor. As informações contidas no rótulo são asseguradas como um direito no Código de Defesa do Consumidor, e confere diversos benefícios à pessoa e à empresa. Quer saber quais?

Benefícios da Rotulagem Nutricional ao consumidor:

Maior facilidade em escolher alimentos adequados a sua dieta, visto que podem consultar a composição do produto pelo rótulo;

Prevenção de reações alérgicas acidentais, uma vez que os alergênicos podem ser consultados (celíacos, diabéticos, intolerantes à lactose, etc.);

Maior segurança e confiabilidade na compra do produto, por saber exatamente o que vai consumir.

Benefícios da Rotulagem Nutricional ao produtor:

Maior credibilidade e profissionalismo à marca, uma vez que mostra sua preocupação com o direito do consumidor e confere seriedade ao seu trabalho, por respeitar a legislação;

Fortalecimento da comunicação com seu público, ou seja, estreitamento do vínculo consumidor-produto, de forma que pode promover maior taxa de fidelização dos seus clientes, e algumas vendas sempre estarão garantidas;

Maior transparência e confiabilidade da empresa perante o público, o que torna seu negócio mais respeitado e, assim, pode conquistar mais rapidamente novos públicos, de modo a expandir seu mercado e número de vendas.

Agora que você já compreende a necessidade de cuidar da apresentação do seu produto e investir em Rotulagem Nutricional, a fim de alavancar o seu negócio, vamos entender as mudanças propostas pela Anvisa.

Quer conhecer este assunto de forma mais sucinta?

Acesse nosso post no Instagram!

QUAIS SÃO AS ATUALIZAÇÕES DA ANVISA?

As publicações que regulamentam as alterações são a RDC 429/2020 e a IN 75/2020, e entram em vigência a partir de Outubro/2022. O objetivo dessa atualização é facilitar a compreensão do consumidor e possibilitar-lhe fazer escolhas mais conscientes. Vale ressaltar que não se aplica a água engarrafada e alimentos in natura.

Para facilitar seu entendimento, a Anvisa também publicou um documento de Perguntas e Respostas sobre a rotulagem de alimentos embalados.

1 - Rotulagem Nutricional Frontal:

Esta é a maior inovação da norma, que exige a exposição do alto conteúdo de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio na frente do rótulo. A ideia é que sirva de alerta ao consumidor, por isso, precisa estar localizado na parte da frente da embalagem, em uma área facilmente capturada pelo olhar.

proposta-rotulagem-anvisa
2 - Alterações na Tabela de Informação Nutricional:

De acordo com a nova norma, essas serão as modificações da tabela nutricional. Acompanhe as letras com sua respectiva indicação na imagem abaixo.

A.    Será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais;

B.   Serão três colunas de valores: declaração do valor energético e nutricional a cada 100 g ou 100 ml, quantidade por porção e dose diária recomendada;

C.    Nova nota de rodapé: “Percentual de valores diários fornecidos pela porção”;

D.    É preciso determinar a quantidade de porções por embalagem.

3 - Alegações

Confira as alterações propostas para a declaração das alegações nutricionais:

Conhecendo a dificuldade e a demanda de energia necessária para reformular seu rótulo, para ficar de acordo com as atualizações, muitos produtores optam por terceirizar este serviço. Em especial, as Empresas Juniores oferecem projetos com preço de até 70% abaixo do mercado, o que se torna uma alternativa viável para agilizar o seu processo. Acesse aqui para conhecer nosso serviço de Rotulagem Nutricional. A LS Consultoria Júnior pode ajudar você a renovar os rótulos de seus produtos.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em obter este serviço? Entre em contato conosco e agende uma reunião gratuita!

Deixe um comentário