Saiba como Começar
a Produzir Madeira

O mercado de produção de madeira, em meio ao cenário econômico e político crítico que vivenciamos no Brasil, tem permanecido positivo, quando comparado aos outros mercados que sofreram grandes quedas nos valores de seus produtos.

A partir do corte das árvores, obtém-se um tecido lenhoso, chamado madeira. Esse recurso natural faz parte do principal produto mercantil florestal e possui muitas propriedades que o torna tão atraente comercialmente em relação a outros materiais. A madeira possui grande sustentação mecânica, capacidade de renovação no meio ambiente, absorção acústica, isolamento térmico e uma vida útil consideravelmente longa, o que a torna uma grande opção na hora de escolher o que produzir e vender no mercado atual.

O plantio e a manutenção da vegetação nas áreas em que ocorre degradação é fundamental em diversos aspectos, que vão desde captação de gás carbônico até a tentativa de recuperar o ecossistema original. Você pode saber mais sobre Reflorestamento clicando aqui.

Como exemplo da grande necessidade e demanda de produção de madeira, tem-se as indústrias de papel que utilizam como principal matéria-prima a celulose extraída da madeira. A celulose é um carboidrato do tipo polissacarídeo muito abundante nos vegetais e comum na natureza. Esse carboidrato constitui até 50% da composição da madeira e pode ser produzido por qualquer árvore.

Um outro mercado muito lucrativo economicamente é a produção de madeira serrada. A madeira serrada é resultante do desdobramento de toras ou toretes gerando peças de cortes longitudinais, dando ao material características padronizadas em suas dimensões, como retangular ou quadrangular, e contribuindo como instrumentos para a construção civil, entre outras utilidades. Como estimativa, acredita-se que em 2020, a produção de madeira serrada no Brasil chegará a 77 milhões de metros cúbicos, tendo um crescimento na exportação desse material em 127,8% até 2025, contribuindo e muito para a elevação da economia no país.

Solicite uma reunião agora mesmo. É simples e rápido!

Você escolhe se prefere conversar por whatsApp, ligação ou e-mail.

Para aqueles que desejam iniciar no mercado de produção de madeira o primeiro passo é fazer um planejamento da produção, análise de consumidores e definir o seu objetivo, como por exemplo, produção de celulose ou produção de madeira serrada. Além disso, é necessário levar em consideração o licenciamento aplicado aos plantios florestais.

Se você está interessado em saber como produzir de forma otimizada e reduzindo desperdícios, clique aqui para ter acesso a ferramentas e softwares que podem auxiliar sua empresa.

Para dar início no mercado de produção de madeira o produtor deve possuir O Cadastro Ambiental Rural (CAR), e procurar o órgão responsável pelo município e dar início no processo de licenciamento florestal.

Abaixo se encontra algumas legislações acerca da produção de madeira: 

  • Portaria Interministerial nº 292/1989 que diz respeito ao registro de indústrias e comércios de preservativos de madeira, junto ao IBAMA.
  • Instrução Normativa nº 05/1992 que diz respeito aos procedimentos que devem ser tomados por indústrias e comercio de preservativos de madeira, já estabelecidos na Portaria Interministerial nº 292/1989.
  • A Lei nº 12.651/2012 que diz respeito às normas de proteção, exploração e manejo sustentável da vegetação.
  • Instrução Normativa do IBAMA nº 21/2014 que diz respeito ao controle da origem da madeira, do carvão e dos subprodutos florestais.

 

Em relação a exploração da madeira de origem de floresta nativa é necessário a autorização do órgão federal competente do Sisnama, tendo como documento obrigatório o Documento de Origem Florestal (DOF). Já para exploração de madeira de origem de floresta exótica, como por exemplo o eucalipto, não é necessário uma autorização, mas deve haver uma comunicação ao órgão federal do Sisnama.

As leis e licenças ambientais são extremamente importantes para evitar a extração predatória e o desmatamento de nossas matas nativas, englobando toda a cadeia produtiva da floresta até os produtos e subprodutos gerados; além de garantir a preservação contra exploração nas Áreas de Preservação Permanentes – APP e Reservas Legais – RL que funcionam como protetoras da nossa biodiversidade, florestas, rios e nascentes.

Ficou interessado em como começar a atuar na indústria e comercio de madeira ou subprodutos florestais? Clique aqui para entender as melhores maneiras para tratamento de madeira.

Deixe um comentário