Qual a Importância do
Empreendedorismo Sustentável?

   O meio ambiente é uma pauta cada vez mais recorrente no meio dos negócios. É fato que o ser humano precisa diminuir o seu impacto na natureza. Por isso, muito se fala de conscientização e responsabilização ambiental. Afinal, se não cuidarmos do nosso planeta, quem cuidará?

   A sustentabilidade é um termo que surge do latim sustentare, cujo significado está relacionado ao sustento, apoio e conservação de algo. Ou seja, a sustentabilidade possui o papel de garantir a preservação dos recursos naturais, mas também, garantir o desenvolvimento das questões econômica e social. Hoje, esse termo se difundiu e vem sendo muito utilizado no ambiente empreendedor.

  O empreendedorismo sustentável mostra, então, como a responsabilização ambiental está cada vez mais forte e presente na sociedade. Através da difusão da informação, percebe-se o quão importante tem se tornado o cuidado com o nosso planeta. Por isso, inúmeras empresas e indústrias vem criando iniciativas para diminuir o seu impacto no modelo de operação e vem buscando novas estratégias.

   Assim como o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo sustentável é pautado em três pilares, empreendedorismo social, empreendedorismo econômico e empreendedorismo ecológico. O objetivo desse modelo é ser capaz de trazer receitas para a empresa, gerando valor social sem comprometer as questões ambientais da sociedade.

Solicite uma reunião agora mesmo. É simples e rápido!

Você escolhe se prefere conversar por whatsApp, ligação ou e-mail.

   Frente a demanda atual de consumidores cada vez mais preocupados com as questões ambientais, o empreendedorismo sustentável torna-se uma forte estratégia competitiva. Além de proporcionar a satisfação do cliente com o seu produto/serviço, traz uma confiabilidade em sua procedência, que pode ser utilizada através do marketing verde. Saiba quais empresas colaboram com atividades sustentáveis, acessando o site da EcoFlorestal Jr.

   A incorporação de produtos verdes no mercado e a remodelagem no consumo de matérias-primas, mostra como a iniciativa sustentável é capaz de ampliar o nicho de mercado do empreendedor. Através de estratégias como essa, é possível atingir diferentes cenários e abranger um número maior de consumidores. Outro importante ponto são as estratégias voltadas à diminuição de consumo de materiais, isso porque, além de agregar valor ao produto, diminui-se o gasto com a sua produção.

   O empreendedorismo sustentável, portanto, traz inúmeras possibilidades e vantagens para quem o aplica, basta somente, ser capaz de adentrar nessa nova perspectiva de empreendedorismo. Quer saber como aplicar o empreendedorismo sustentável na sua empresa? Basta acessar o conteúdo que a PROMAD Jr. preparou.

Este post tem um comentário

  1. José Lopes

    Olá, parabéns pelo texto, ficou ótimo.

    Além de ser um tema é extramente relevante, citaram muito bem a questão do tripé social, econômico e ecológico. Que está sendo a base para muitas empresas se consolidarem e se estruturarem a partir disto.

    Abraços.

Deixe um comentário